Babosa: Uma planta versátil com benefícios medicinais e estéticos

A babosa, pertencente ao gênero Aloe, é amplamente procurada por suas propriedades medicinais e benefícios estéticos, incluindo hidratação capilar e da pele, combate ao envelhecimento precoce e restauração do brilho.

Rica em vitaminas, ela também auxilia na saúde digestiva, fortalecimento do sistema imunológico e controle dos níveis de açúcar no sangue, além de possuir ação antisséptica, antibacteriana e antiviral.

Como Incorporar a Babosa no Dia a Dia

A babosa é amplamente utilizada em cuidados estéticos, como tratamento para cabelos, prevenindo queda, promovendo crescimento e hidratando os fios. Também ajuda a evitar sinais na pele ao estimular a produção de colágeno. Além disso, o gel da babosa tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando queimaduras solares, e pode ser usado como antibiótico e antitérmico natural.}

O Plantio da babosa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa plantinha, está na hora de entender como cultivar babosa. Comece escolhendo se o plantio será feito com um broto ou apenas uma folha, pois ambos têm um cuidado especial. Aqui vamos explicar um pouco sobre o porquê.

Broto

O broto da babosa vem de uma planta-mãe e esta deve ter uma raiz bem firme, para que o crescimento seja feito de forma saudável. Depois de escolher, você deve colocar a terra, a areia e o adubo, tomando cuidado para não encher o vaso. Tente sempre afofar a mistura com as mãos, pois a plantinha adora um solo mais fofo.

Cortando o broto com muito cuidado, você irá colocá-lo no centro do vaso, por causa das raízes mais extensas. Depois, adicione mais um pouco da mistura, afofando como sempre. Não se esqueça de regar a plantinha após o plantio.

Folha

A primeira coisa a ser observada para saber como plantar babosa desse jeito é que a folha deve ter entre oito e dez centímetros. Depois de escolher, você vai cortá-la em vários pedacinhos, tomando muito cuidado para não danificar a estrutura.

Nesse caso, você vai encher o vaso com a mistura de terra, areia e adubo, fazendo buracos para colocar os pedaços que cortou. O mais importante nesse plantio é não cobrir a folha cortada com o substrato, você deve afofar com delicadeza ao redor dela e depois regar.

Dicas para cuidar da babosa

Para cuidar da babosa, regue-a apenas uma vez por semana para evitar o apodrecimento das raízes, usando pulverização para evitar excessos. A babosa precisa de luz solar direta por pelo menos oito horas diárias e prefere climas tropicais, devendo ser protegida de temperaturas muito frias.

A importância da poda

A poda da babosa tem duas funções que ajudam no crescimento dessa suculenta. Primeiramente, é ótimo para fazer uma limpa de folhas mais secas. Isso além de contribuir para a vida da plantinha, ainda deixa sua aparência mais bonita e saudável.

Além disso, é um jeito de fazer um controle do tamanho da planta, pois como já dissemos, ela tem tendência a crescer bastante. Nesse caso, os pedaços cortados podem ser reutilizados em novos vasos, que vão trazer cor para o cotidiano do lar!

Agora que já sabe como plantar babosa e os cuidados necessários no cotidiano, mal pode esperar para ter uma suculenta

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *